Foi com muito brio que recebi o convite do amigo Buaiz1 para contribuir com artigos a mais uma de suas valiosas iniciativas. Desde já, agradeço ao convite e aproveito para parabenizá-lo pelo seu contínuo empenho em promover o profissionalismo na Venda Direta no Brasil. Precisamos muito disso!

Honrando um compromisso assumido no Desafio Multinível2, explicarei a origem do brio que insiro e promovo naquilo que faço.

Fui iniciado ao brio através da minha avó materna. Ela era muito respeitada pela sua sabedoria. Nunca a ouvi alterar a voz com ninguém. Ela tinha um pensamento sempre positivo e seu olhar falava muito. Sua firmeza e ternura ainda são uma referência que jamais vi superada; é inspiração a ser copiada.

Conta a minha mãe que, quando adolescente, via minha avó levar sacolas de compras cheias de maços de dinheiro para casa. Eram cédulas novas da Casa da Moeda para ela assinar. E ela ficava horas fazendo este trabalho em confiança. Incrível, não é mesmo?

Lá pelos meus 8 anos de idade, minha avó me questionou por não estar estudando a matéria para uma prova da escola. Respondi que não precisava estudar, pois já sabia tudo. Ela disse que nunca sabemos tudo, e quanto mais eu estudasse, mais descobriria que precisaria aprender mais.

Naquele momento, não entendi o enigma.

Quando apareci em casa com a prova, mostrei para ela me gabando que eu tinha tirado oito sem estudar.

Sem demonstrar satisfação pela minha nota, ela perguntou porque eu não me saí melhor. Eu repliquei:

— Mas vó, a minha nota foi uma das mais altas.

Daí ela perguntou quanto eu poderia tirar se eu tivesse estudado.

Respondi que poderia tirar mais ou um dez. Então, ela disse com um olhar profundo bem peculiar:

— Ricardo, ainda que na vida você vá competir com outras pessoas, seu maior oponente será você mesmo. Se você sempre se esforçar em se superar, isso é o que vai levá-lo a vencer os outros oponentes. Então, não procure ser melhor do que os outros, mas melhor do que você mesmo. Tenha orgulho do que você é, mas não se contente apenas com o que já é. Se você empenhar o seu máximo e cada vez mais, você sentirá um orgulho e uma alegria maravilhosa, muito maior do que a esperteza de conseguir algo sem esforço, mas de grande intensidade, e que lhe dará encorajamento para grandes coisas na vida. Isso, meu filho, é brio.

Muitas lições sucederam-se a isso, como aprender no dicionário o significado que, segundo Aurélio, é “o sentimento da própria dignidade, honradez, valentia, elegância”, mas quem esculpiu o entendimento brio foi minha avó Odilza, a quem presto minha homenagem e procuro honrá-la, levando adiante o que ela me ensinou.

Sendo assim, a você repasso que brio é um tipo de sentimento de orgulho (não é vaidade) pela pessoa que você é e se transforma.

Filosoficamente falando, brio é um norte para mim.

Nunca alcancei pleno brio, pois trabalho muitas áreas bem aquém do meu potencial, mas me empenho em ter a honra e privilégio de percebê-lo como parte intrínseca da minha vida.

Nos momentos que faltei (e falto) com brio, e não foram poucos, tive a reflexão sobre a diferença de sentimentos, e, ainda que não haja arrependimento, pois aprendi a perdoar-me, a simples consciência de sua existência me faz buscá-lo cada vez mais.

Há anos, criei uma figura fictícia que é o MR Brio, que os amigos carinhosamente transformaram em Mestre Brio. Ele é o Ricardo sempre 30 anos mais velho; de quem procuro aprender e tento me tornar. É com esse espírito que compartilharei com você este contínuo aprendizado e outras reflexões valiosas.

Notas:
1 – Sergio Buaiz é o editor do Portal Vendas Diretas.

2 – Desafio Multinível foi um programa de rádio veiculado pela Internet em 2013. Produzido em parceria por Ricardo Guimarães e Sergio Buaiz, foi uma referência informativa e educativa sobre as diferenças entre Venda Direta Multinível, Pirâmides Financeiras e outras fraudes. Após serem ameaçados por processos e terem defendido suas posições em Audiência Pública no Congresso Nacional, os dois preferiram suspender o programa e aguardar o desfecho das investigações em andamento. Entretanto, todas as 21 edições gravadas na época continuam disponíveis pelo site www.desafiomultinivel.com.br

3 – A convite de Sergio Buaiz, o personagem “MR Brio” de Ricardo Guimarães será colunista do Portal Vendas Diretas.