Retenção é uma palavra que tira o sono de vários distribuidores que trabalham com vendas diretas. Realmente, construir uma equipe sólida não é um trabalho dos mais simples.

No entanto, a ótima notícia é que não existe mágica para isso, mas sim, uma boa dose de esforço e dedicação.

Ter uma organização com alto índice de retenção requer foco da liderança em diversos pontos que, se trabalhados de forma harmônica e constante, trarão uma equipe de distribuidores comprometida, que continuará crescendo.

O primeiro ponto que um bom líder deve desenvolver, e talvez o mais importante, é o treinamento. Uma equipe sólida pressupõe distribuidores capacitados. Distribuidores que estão preparados para as mais diversas situações, que sabem o que fazer, quando fazer e como fazer. Treine e busque o aperfeiçoamento e a profissionalização da sua equipe nas habilidades inerentes à atividade. Encontre os distribuidores mais comprometidos e sempre desenvolva novos líderes. O que trará seu sucesso nas vendas diretas não é uma organização com muitos, mas sim uma equipe de distribuidores preparados.

Outro ponto que merece destaque é a venda. Seu produto deve chegar nas mãos do consumidor final, por isso, a venda não só é importante, mas fundamental. Ensine suas equipes a venderem, a formarem uma cartela de clientes, e isso ajudará seu distribuidor a permanecer no negócio, construindo sua equipe livre de pressão financeira. Além de ser um método rápido de lucro, a venda direta também é ferramenta muito útil para a prospecção. Não deixe de consumir os produtos que representa, pois se você acreditar no produto que oferece, a venda é realizada mais fácil e naturalmente.

Fomente relacionamentos. Conheça os distribuidores da sua equipe, se interesse genuinamente pelas suas histórias, de onde vêm, quem são seus familiares, sua profissão, seus objetivos e sonhos. Organize eventos sociais, promova a amizade, o companheirismo, a parceira e a cumplicidade.

Acompanhe e ajude seus distribuidores a obterem seus primeiros resultados financeiros. Quando um novo distribuidor recebe seu primeiro bônus, o encantamento é imediato, e a crença no negócio e na atividade se fortalece.

Organize um sistema de trabalho, de modo que seu negócio aconteça independente da sua presença física. Um sistema bem promovido, com reuniões, treinamentos e eventos, traz consigo um crescimento contínuo, sólido, proporciona segurança aos novos distribuidores, auxilia no surgimento de novas de lideranças e profissionaliza seu negócio.

Acima de tudo, sempre aja de acordo com a integridade, lealdade e honestidade. Se você quer um negócio que dure para sempre, seja ético, respeite as diferenças, a concorrência e trabalhe em prol da construção de um mercado saudável e justo.

Sucesso e bons negócios!