Network Marketing ou Marketing de Rede, como é conhecido no Brasil, é considerado como a evolução da Venda Direta. É um meio escolhido por uma determinada empresa para colocar seus produtos e/ou serviços no mercado. É um canal de distribuição.

No Brasil, conhecemos amplamente a Venda Direta no formato Mononível, onde temos a figura de um revendedor, consultor ou distribuidor independente, que se cadastra na empresa para vender os produtos diretamente para o cliente final, ganhando com o lucro e, muitas vezes, apenas alguns brindes por indicações e pequenos prêmios por incentivo às vendas. Há cerca de uns 15 anos para cá, este modelo também evoluiu para um formato “Binível”, onde temos gestores de equipe, que não são funcionários da empresa, que ganham conforme sua produtividade com a equipe.

No Marketing de Rede, além do distribuidor vender os produtos, ele pode ser responsável pela propaganda, isto é, propagar a marca no mercado, indicando novos distribuidores que, por sua vez, terão a mesma oportunidade, construindo uma rede em múltiplos níveis. Desta forma, se constitui uma parceria com a empresa, que abre uma perspectiva sem precedentes.

Alavancagem
Começa a se formar uma rede de distribuidores a partir de você, que, além de ganhar com a sua venda pessoal, ganhará também com a divulgação do seu negócio. Receberá bonificações pagas pela empresa, dada por uma margem do produto e de acordo com o faturamento gerado pelo seu grupo de distribuidores indicados por você, indicados pelos seus indicados e assim por diante, em múltiplos níveis, dentro de requisitos matemáticos que tornam esta remuneração justa, pagando mais a quem trabalha melhor, não importando se entrou antes ou depois na rede.

Resumindo, uma distribuição de base virtual e domiciliar potencializada com a internet, que pode atingir faturamentos e resultados surpreendentes e ilimitados. É na formação de rede de distribuição que está a grande diferença. Com um trabalho de liderança correto, em uma empresa séria, em alguns anos, é possível conquistar sua liberdade financeira em um negócio seguro, vitalício e hereditário.

Relacionamentos
Ao longo do tempo, foram surgindo várias denominações para o Network Marketing. Além de Marketing de Rede, também é chamado de Marketing Interativo, Marketing de Distribuição, Marketing Direto, Sistema Inteligente, Marketing Multinível (Multilevel Marketing) , MMN, MLM, entre outros. No entanto, o nome mundial mais tradicional é Network Marketing que, de fato, significa Marketing de Relacionamento. Portanto, devemos focar nos relacionamentos, uma vez que, compreendido este mercado, percebemos que, independente da empresa e dos produtos, este é um negócio de pessoas.

Para que você tenha sucesso neste negócio, é indispensável que você se desenvolva como ser humano, aprendendo sobre relacionamentos e, sobretudo, liderança. Além desse desenvolvimento pessoal, há toda uma técnica e um método a ser aprendido através do Sistema de Treinamento que sua empresa e/ou liderança apresentar.

Sem dúvida, trata-se de uma oportunidade de negócio poderosíssima, já vista e respeitada por todos os principais empreendedores do mundo.

Potencial
Um mercado extremamente promissor no Brasil, que cresce a galope com excelentes oportunidades, mas que também atrai oportunistas, como ocorreu recentemente, com as pirâmides financeiras tentando se disfarçar de Marketing de Rede.

Uma profissão maravilhosa: Líder de Network Marketing. Mas não pensem que é possível neste, assim como em qualquer outro mercado, colher grandes resultados sem a dose equivalente de dedicação. Há todo um processo, não só de construção de rede, como de desenvolvimento pessoal, que precisa acontecer. Duplicam-se Líderes e, para isso, basta querer ser um. No fim, existem bônus que vão muito além dos que depositam na sua conta. Não vai ser fácil, mas vai valer muito a pena.

Cada vez mais neste mercado, se destacarão vivendo os maravilhosos louros desse negócio, os bons e verdadeiros líderes, em suas empresas sérias.

Seja bem vindo e bom trabalho. Afinal, o trabalho dá uma sorte danada!