Segundo o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em 2050, aproximadamente 22 milhões de brasileiros não terão o suficiente para subsistir. Embora os dias atuais não tenham sido tão amenos para a terceira idade, nada é tão ruim que não possa piorar.

O grande paradoxo fica por conta de saber que os cidadãos da atual terceira idade vieram de um Brasil menos próspero das décadas de 1970 e 1980, e que os de 2050 estão vivendo um mundo com mais possibilidades financeiras, novas fronteiras de trabalho e negócios.

São centenas de novas profissões e oportunidades surgindo a cada minuto, mas quase todas dentro de um modelo arcaico onde impera a relação empregado x empregador, com pagamento no quinto dia útil. Mês que sobra no final do salário, seria cômico, se não fosse trágico.

Temos nas mãos a solução para uma parte significante desses pessoas! Mas, se temos nas mãos a famosa “OPORTUNIDADE DO SÉCULO”, por que raios ainda não conquistamos o EVEREST do mundo dos negócios?

Precisa-se de líderes apaixonantes
Troque a sua farda de Hitler. Não somos melhores e nem superiores por fazermos Venda Direta. Ninguém sério e com discernimento se aproxima de pessoas e grupos com verdade absolutas.

Elimine o discurso de Fidel Castro, essa conversa de “todo mundo vai se dar bem” no meu grupo ou negócio, ou “aqui eu dou suporte” para todo mundo e, no final, acabar concentrando a riqueza nas próprias mãos. É de caráter duvidoso e acaba em descrédito.

Agora, se você não consegue ver justiça, “meritocracia” e sente dificuldade em se sentir feliz vendo gente ganhando dinheiro na sua empresa, vou te alertar: a Venda Direta não foi feita pra você.

Vista as sandálias da Gandhi, seja humilde e conheça o campo de trabalho. A Venda Direta é uma revolução silenciosa que cresce pessoa a pessoa. Faça a sua revolução com as mãos limpas e sem sangue. As pessoas querem seguir no caminho seguro e pacífico, precisam dar pequenos passos para um dia poderem arriscar saltos e corridas.

Seja Forrest Gump e siga em frente sem titubear. O sucesso é feito de direção correta + ritmo + continuidade. E se você viu o filme, deve se lembrar que “shit happens” (dias ruins acontecem).

Queremos gestores (donos de empresa) apaixonados
Uma das maiores companhias do mercado mundial de Venda Direta começou com um grupo de improváveis vendendo produtos de emagrecimentos, em sacos sem rótulo ou embalagem industrializada, mas que tinha, no seu líder, um homem apaixonado pela causa de levar mais saúde e bem-estar ao povo americano. Hoje, o faturamento desta empresa atinge a casa dos 5 bilhões de dólares e, confesso, foi com aquele líder INSPIRADOR e APAIXONANTE, que criei a paixão por essa forma de ser e viver!

A receita da paixão pelo produto + pessoas é a receita certa para o sucesso de uma companhia. Esqueça as siglas CNPJ, CVM e MP. Embora sejam importantes, nenhuma pesquisa sobre o histórico da empresa é mais relevante que um bom olhar sobre o gestor e suas convicções. Documentos, regras e leis se ajustam, mas o CARÁTER é imutável e imprescindível.

Se o foco da sua empresa parece ser apenas um “Camaro Amarelo”, lembre-se que já sonhamos com o “Puma GTB”. Metais oxidam, verdades não!

Agarre ofertas reais
Nunca na história da Venda Direta se viu tanta “invenção” de produtos para lastrear uma operação financeira piramidal.

Avalie se o que você vende pode ser vendido por muito tempo e, acima de tudo, te permite voltar ao mesmo cliente, nem que seja para um café.

Lucro rápido, infinito e incessante não existem. O que existe é trabalho, resultado e duplicação, e um progressão matemática em níveis, que permite que uma pequena comissão sobre a produtividade de cada distribuidor, se transforme em ganhos excepcionais.

Seja congruente com suas verdades
Não conheço um pai de família que teria coragem de dar um prêmio a cada nota ruim de um filho, mas conheço pais que, em nome do lucro e da falsa nobreza de ser provedor, fazem ofertas similares ao mercado: “VOCÊ VAI GANHAR DINHEIRO SEM FAZER NADA”.

Mas e aí José? Se não serve para os seus filhos, porque serviria para os meus?

Essa cruel incongruência tem destruído famílias, futuros e, mais que tudo isso, a CORAGEM E AUTOESTIMA do mercado.
José? A culpa não e sua? É da empresa?! Ahhhhh! É o mesmo que espancar o filho mais novo, quando o mais velho perde o ano escolar!

Tomei a liberdade de rotular esse profissional predador de mercado de “TRANSFERIDOR DO GOLPE”. Ele nunca tem culpa, não fez nada e nem assume o erro. Além de golpista, é COVARDE!

Precisamos livrar a Venda Direta desse câncer!

Sejamos nostálgicos e inspiradores
Semana passada coloquei no YouTube o tributo de Tina Turner para Ayrton Senna, em “Simply the Best”. É uma tripla emoção, para quem começou a Venda Direta onde comecei, para quem viu os domingos de emoção com Ayrton Senna, macarronada e um refrigerante de 1 litro para 5 pessoas, em copo americano.

Onde está o Senna que mora no seu coração? Onde está aquele sonho de ser “simplesmente o melhor”?

Precisamos resgatar e criar a nova liderança do mercado, e não há nada melhor para nos inspirar, como a sabedoria do passado que criou os nossos sonhos, e o conhecimento da dor que as pirâmides trouxeram.

É hora de reconstruir e uma nação próspera se constrói com homens bons!

“You’re simply the best, better than all the rest
Better than anyone, anyone I’ve ever met
I’m stuck on your heart, and hang on every word you say”

“Você é simplesmente o melhor, melhor do que todo o resto
Melhor do que qualquer um, qualquer um que eu tenha conhecido
Estou presa ao seu coração, e a culpa é de cada palavra que você diz”

(Simply the Best, Tina Turner)