Ainda há quem pense que liderar é apenas dar ordens como se, num passe de mágica, a equipe de colaboradores fosse formada por pequenos robôs digitais ávidos para satisfazer o ego de um cérebro cibernético supostamente privilegiado.

Talvez esta seja a forma mais fácil de conseguir que o seu desejo não se realize, ou leve um tempo muito maior do que o necessário para se concretizar, ou, mais tragicamente, seja até mesmo sabotado.

Liderar é influenciar e não impor pensamentos ou pontos de vistas. Uma das melhores formas fazer isso é conhecer sobre comportamento humano e principalmente os motivadores pessoais próprios e das pessoas de seu relacionamento.

Para obter crescimento em qualquer negócio onde a comunicação é um fator crítico de sucesso entre líderes e equipes, há no mercado diversas ferramentas e cursos que promovem o conhecimento de diversas tendências de perfis comportamentais, o que facilita em muito a boa gestão de um time.

Mesmo que você não submeta seus colaboradores a algo parecido, você pode utilizar as dicas simples que divulgo a seguir para que você aumente o poder de sua comunicação e influência:

1. Pense mais
Procure evitar responder perguntas ou falar o que pensa sem parar alguns segundos para refletir sobre o que vai dizer. Esta pequena pausa poderá fazer uma grande diferença no conteúdo da sua mensagem e no resultado obtido por ela. Um líder que controla suas emoções e fala após refletir se destaca na multidão.

2. Pergunte mais
Perguntar é a arte de fazer crescer os liderados e a si mesmo, pois quem pergunta demonstra interesse e, ao mesmo tempo, faz com que as pessoas parem para pensar! Quando um líder pergunta, ele consegue contribuir para o crescimento de sua equipe e também consegue obter mais aderência aos objetivos em comum, além de ganhar mais produtividade, clareza, respeito e várias outras coisas.

3. Escute mais
Perguntar mais e depois não escutar não adianta nada! Lembre-se também que escutar é bem diferente de ouvir. Ouvir é a parte biológica, física e mecânica realizada pelo ouvido. Escutar é muito mais do que isso, é procurar entender o que está além das palavras que foram ditas e que pode ser a verdadeira essência da mensagem ou a grande sacada para o líder conseguir resultados fantásticos.

4. Entre mais em ação
A melhor forma de liderar é servir de exemplo para seus colaboradores em todos os momentos. Se você quer que caminhem, caminhe primeiro. Se você quer que cresçam, cresça primeiro, se você quer que se envolvam com o coração, se apaixone primeiro!

5. Seja mais responsável
A palavra responsabilidade é formada pelas palavras resposta e habilidade. Desenvolva a habilidade de responder aos desafios diários de forma criativa e rápida a fim de alcançar suas metas com mais qualidade, aproveitando para inspirar os que estão ao seu redor.

6. Seja ético e humilde
As pessoas se aproximam de quem confiam e admiram. Elas são cativadas por exemplos de caráter, transparência e justiça. Se comunicar com alguém assim é muito mais fácil e produtivo.

Que tal então se firmar como um líder inspirador que é hábil em dar exemplos, fazer perguntas, ouvir melhor e ser uma referência de ética e grandes resultados? Eu acredito que você pode!