Um dos segredos de uma rede de distribuição de sucesso nas Vendas Diretas é a duplicação. Talvez, ser duplicável, seja uma das mais importantes habilidades que você deve aprender para a construção de uma rede sólida e independente, para que você realmente consiga a alavancagem e a renda residual tão almejadas.

Passam pelo nosso negócio distribuidores que são “recrutadores natos”, mas que, na hora do acompanhamento e do patrocínio responsável, deixam a desejar, e acabam passando por eternos ciclos de construção e reconstrução.

Isso, normalmente, se deve ao fato desse distribuidor não praticar a atividade de uma forma simples, que seja compreendida e possa ser aplicável a qualquer pessoa que ingresse no negócio, ou seja, suas ações não são duplicáveis. Servem para ele e para ninguém mais.

Por esse motivo, seguir um padrão e um sistema de atividades simplificado é tão importante. Para que qualquer pessoa que seja patrocinada tenha as mesmas chances e saiba fazer as mesmas coisas que qualquer outro distribuidor.

E não se engane, pois até a prática de algo simples requer atenção, disciplina, comprometimento e profissionalismo! As pessoas tendem a negligenciar o óbvio e o simples, e aí que cometem um erro fatal nas vendas diretas, pois é na especialização de atividades simples que você se torna um profissional.

Acompanhamento
Ser um bom patrocinador não é apenas ser duplicável em suas atividades, mas acompanhar seu patrocinado, especialmente, nos primeiros passos dele na empresa. Primeiras vendas, primeiras apresentações, primeiros treinamentos, primeiros erros e primeiras conquistas.

Só não confunda fazer com ele, e fazer para ele. Seu papel é acompanha-lo, orientá-lo, desenvolvê-lo e cortar o cordão umbilical o mais rápido possível.

O que você menos vai querer é construir uma rede de “distribuidores parasitas”, que só sobrevivem quando conectados ao “distribuidor hospedeiro”.

Por fim, mas não menos importante, um bom patrocinador também é um bom consultor. É uma pessoa que, de forma transparente e direta, ajuda seu novo patrocinado a gerenciar expectativas, frustrações e vitórias. Que se coloca na posição do novo para compreender seu momento e que acorda com ele as formas de condução do relacionamento. Que é sério e sereno quando o momento exige, e que parabeniza e comemora quando há merecimento.

Você deve criar laços de afeto, amizade e se tornar um mentor para sua rede de distribuidores. A melhor forma disso acontecer, como sempre, é sendo exemplo de ser humano e profissional. Assim, sua rede de distribuição será sempre o seu reflexo.

Sucesso e bons negócios!