As pessoas que trabalham no magnífico segmento de vendas diretas enfrentam muitos desafios diários, sendo assim, precisam de alguém que as inspire a fazer mais e melhor em busca de uma atividade produtiva, próspera e feliz.

Sempre digo uma frase que gosto muito: “A força das vendas diretas está na força da liderança e no relacionamento!” por causa disso, hoje escrevo sobre um assunto de grande importância para todos os empreendimentos, o líder alfa.

No livro A Síndrome do Macho Alfa, Kate Ludeman e Eddie Erlandson abordam uma categoria de líderes que pode fazer a diferença no mundo corporativo com resultados positivos ao utilizarem seus atributos de forma equilibrada e inteligente.

O conceito de liderança alfa é utilizado para designar uma pessoa que tende a assumir papel dominante em situações sociais ou profissionais. Os autores também mencionam em seu trabalho, que alfa significa um tipo de personalidade forte que inspira respeito e possui um conjunto específico de traços de personalidade.

Alfa é a primeira letra, o número um, e, em inglês passou a significar o primeiro em qualquer coisa. No mundo animal os pesquisadores utilizam o termo para designar domínio sobre o grupo da mesma espécie, o líder maior. Na astronomia, a estrela mais brilhante.

Kate e Eddie também consideram algumas características para fundamentar sua teoria, entre elas estão a personalidade forte, a capacidade de realização, a inovação, o foco em resultados, a persistência, a alta expectativa e cobrança de alto desempenho de si mesmo e dos outros, etc.
Há líderes alfa em todos os níveis de uma empresa, eles podem ser empresários, diretores e gerentes, ou podem ser colaboradores que se destaquem em seus grupos, sendo muito influentes e formadores de opinião.

Apesar do casal de pesquisadores utilizar o termo no masculino pelo fato de existirem mais alfas machos do que fêmeas em todas as áreas, os alfas podem ser homens ou mulheres. Outro motivo para a expressão ser mais utilizada no masculino, se dá pelo fato de que os homens demonstram níveis de riscos alfa muito maiores do que os apresentados pelas mulheres, mesmo ambos possuindo igualmente os benefícios e forças positivas que os fazem ser líderes de destaque.

Os quatro tipos de alfa descritos no trabalho dos professores americanos são comandantes, visionários, estrategistas e executores. Conheça agora um pouco mais de cada um deles, assim como seus pontos fortes e pontos de melhoria.

Comandantes
São líderes intensos que mobilizam e energizam as pessoas com a força de sua autoridade e motivação. Influenciam pela sua autoridade e pela fácil percepção de que em qualquer trabalho, é necessário que alguém assuma o comando e tome a iniciativa.

Comandantes são fortes, transmitem muita confiança à equipe, são carismáticos, de presença marcante e imponente, são decididos, tem sede de vitória e possuem o foco em resultados.

São líderes que fazem com que os outros ao seu redor aumentem seu potencial dando o melhor de si. Podem convencer as pessoas facilmente com seu dom de oratória e motivação intensas.

Claro que há pontos de melhoria de líderes que possuem o estilo comandante numa escala muito alta e desequilibrada. Em alguns casos são o controle de sua vontade de trabalhar apenas sozinho ou de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, o fato de querer que apenas sua opinião prevaleça, o excesso de competição desmedida e sem regras apenas pelo motivo de ser muito dominador; o senso de autoritarismo, etc.

Se você se enquadra no perfil de líder comandante, minha dica é para que você desenvolva ainda mais seus pontos positivos e ao mesmo tempo procure entender que as ideias dos outros também podem ser corretas e funcionar. Além disso, respeite pessoas que tenham o ritmo diferente do seu, pois, quando trabalhamos em equipe, conquistamos melhores resultados com menos esforço, quando aproveitamos a força que nasce nas diferenças.

No segmento de vendas diretas há vários alfas, homens e mulheres que movem multidões com sua fibra e sua liderança inestimável. Quase sempre conduzem a si mesmo, sua equipe e o mundo inteiro no sentido de superar qualquer obstáculo para garantir que o objetivo seja alcançado.

Visionários
Os visionários são líderes carismáticos muito intuitivos, proativos e orientados para o futuro, inspirando os outros com sua visão. São apaixonados pelas próprias ideias e muitas vezes causam impacto como se fossem uma luz brilhante passando na nossa frente.

Normalmente são pessoas que pensam grande e depois nos surpreendem pensando ainda maior! Têm a curiosidade e a intuição como características e também são orientados para uma visão de futuro que consegue facilmente mover os que estão ao seu redor.

Uma marca registrada do líder alfa visionário é a constante busca pelo impossível onde outras pessoas simplesmente desistem ou não enxergam saídas. Ele possui uma energia para ver o improvável acontecer e imagina sempre novas possibilidades para expandir suas ideias com criatividade.

Para ser ouvido por um líder visionário, você deve falar sobre projetos novos e ousados, assim, eles estarão abertos para ouvir você e contribuir com suas sugestões. Aliás, este é um dos pontos mais fortes dos visionários, eles contribuem muito com as empresas que trabalham justamente pelo seu poder de criação e constante busca pela inovação e criatividade para atingirem sua visão.

Há também pontos que devem ser melhorados no perfil do visionário. Caso ele não encontre o equilíbrio e a dosagem certa de suas forças positivas, ele poderá parecer arrogante ou teimoso, além disso, pode gerar mais ideias do que consegue implementar e acaba sendo percebido pelos outros como um sonhador sem senso prático.

Minha dica para lidar com um visionário é simples: faça-o falar de seus planos, dê asas a sua imaginação e faça com que ele perceba que de vez em quando ele precisará colocar seu lado prático para agir e colocar a mão na massa a fim de tirar os projetos do papel.

O setor de vendas diretas também conta com vários líderes alfa visionários que conseguem reunir e mover multidões em prol de um ideal.

Estrategistas
São metódicos e sistemáticos que se guiam por dados e fatos sendo bastante analíticos. Sempre se baseiam em números e estudos de forma profunda para tomar decisões ou criar novos produtos e projetos.

Normalmente são pessoas muito inteligentes, inovadoras e conseguem explicar qualquer coisa sobre qualquer assunto, ou quase todos! São bem articulados e com muito conteúdo. Possuem uma visão macro e ao mesmo tempo micro, conseguindo dessa forma, antecipar problemas num projeto ou empresa.

Possuem excelente julgamento analítico e grande percepção para solucionar problemas e entender padrões. São excelentes em avaliar condições complexas com raciocínio rápido e claro e tomam decisão quase sempre rápidas, com argumentos fortes e resultados previstos.

O grande desafio para lidar com um estrategista é poder se colocar no diálogo sem permitir que ele se manifeste como um sabe-tudo inflexível que considera ter as melhores ideias e decisões. Imponha-se! Mas, antes se prepare profundamente e desenvolva argumentos rápidos, porém embasados.

Outros principais pontos de melhoria para alguns estrategistas são saber evitar conclusões apressadas, dedicar um pouco mais de tempo e atenção às ideias de outras pessoas para analisar outras possibilidades e diminuir o excesso de presunção a fim de trabalhar melhor em equipe.

Na venda direta, também precisamos de estrategistas sadios, afinal são altamente inteligentes, comprometidos e com pensamentos direcionado para soluções!

Executores
São realizadores incansáveis, muito disciplinados e de supervisão detalhista e rígida quando lideram outras pessoas e tarefas. Ao mesmo tempo são funcionais e atuam como professores, orientando os demais como modelo de disciplina e competência, e, por serem confiáveis, conseguem convencê-los a assumir suas responsabilidades.

Energizam a equipe, estabelecem papéis para os membros e cobram incessantemente até que o trabalho seja feito e os resultados alcançados. Sabem auxiliar a equipe e motivá-la a dar o seu melhor, porém, não temem em tomar posições difíceis que possam até mesmo ser impopulares.

Os grandes riscos de alguns executores são o microgerenciamento, o excesso de exigência de si mesmo e dos outros, a impaciência, o excesso de trabalho e o fato de deixar de reconhecer e elogiar os membros de sua equipe.

Para lidar com um alfa executor, deixe claro seu ponto de vista, utilize linguagem direta e tire suas dúvidas sobre o que ele solicitou a você. Depois de tudo bem explicado e acordado, assuma sua responsabilidade e entregue o que prometeu com excelência.

Da mesma forma que os outros perfis de líderes alfa, os executores são muito bem-vindos em qualquer segmento. Na venda direta eles são fundamentais para mover e controlar equipes em busca de resultados extraordinários!

Finalizando, o mundo sempre precisou e sempre vai precisar dos alfas, tornando-se evidente sua importância para o crescimento não apenas do segmento de vendas diretas, mas, para a própria evolução de qualquer negócio e da humanidade como um todo.

Um líder alfa ajuda a transformar coisas e pessoas para melhor. Se você for um, siga em frente no seu propósito, se não for, saiba como trabalhar e aprender com os que estão próximos de você.

Deixo algumas perguntas para sua reflexão e crescimento: com qual perfil você mais se identificou? Qual mudança efetiva você tem de realizar para se tornar um líder ainda mais eficaz? Qual será o seu primeiro passo?

Eu acredito no seu sucesso e na conquista de uma vida ainda melhor. Conte sempre comigo!