Esse é o título de um capítulo do livro “Os Segredos do Network Marketing” (Inside Network Marketing), lançado por Leonard W. Clements em 1997 e traduzido para o Brasil em 1998.

É impressionante como Len Clements descreve EXATAMENTE o que vivenciamos aqui, nos últimos meses, tentando conscientizar a população sobre os riscos desses “esquemas inovadores” de enriquecimento rápido e fácil, que agora estão desmoronando.

    1) Empresas que desejam provar sua legalidade, mas não abrem suas informações.
    2) Pessoas que não querem ser enganadas, mas não estão dispostas a ouvir a verdade.
    3) Boatos sendo utilizados para promover negócios irresponsáveis.
    4) Nenhum cuidado com fontes e análises criteriosas.

“(…) Uma discussão sobre maluquices no multinível não pode terminar sem que pelo menos se mencione um daqueles caras que dizem ter dissecado suas economias da vida inteira comprando grandes estoques de produtos ao entrarem em um programa de MMN (a quantia mais alta que ouvi foi 120 mil dólares). Ou aqueles que deixam um emprego seguro, com um alto salário, para trabalhar num programa de MMN em tempo integral depois de apenas umas poucas semanas ou meses de sucesso (…)”

Infelizmente, a matemática dos ganhos, combinada com um discurso inspiracional competente, levam a sanidade humana ao limite.

Precisamos urgentemente de uma regulamentação mais eficaz, para coibir os abusos e proteger as pessoas delas mesmas.