O verdadeiro sonho de resultado de um líder é o de uma renda extraordinária sim, mas em um mercado que seja sólido e seguro.

Queremos subir no palco e dizer que oferecemos um negócio de renda residual, vitalício e hereditário com toda a verdade no coração.

O mercado está em expansão e isso atrai boas empresas e boas oportunidades, mas também uma série de oportunismos, principalmente na figura das pirâmides, mas não se limitam a elas. Hoje vemos uma série de “ingênuos” desavisados, que acreditam que Papai Noel existe e constroem castelos de areia, que logo desmoronam quando a maré enche. Construir um forte castelo dá muito trabalho sim, mas a recompensa é transformadora.

Comece com um bom planejamento e reconhecimento dos 4 pilares que uma empresa no mercado de Venda Direta precisa ter, para te dar toda a segurança para construir o seu negócio.

1 – Produtos:
É recomendado que sejam produtos, pelo menos em sua maioria, de fabricação e/ou produção própria, para que haja a garantia de continuidade da empresa, logo, do seu negócio. Uma empresa de Venda Direta não deve ficar a mercê de fornecedores e acordos.

Temos que ficar muito mais atentos às empresas de tecnologia. Neste caso, é aconselhável um vasto portfólio tecnológico. Produtos tecnológicos são voláteis. Tendem a ficar rapidamente obsoletos. Um amplo portfólio permite a variação de ciclos de produtos, sem interferir na margem comprometida para o pagamento de bônus, que não pode estar presa a um só produto.

Outro setor que exige maior atenção é o de serviços, muitas vezes sobretaxados para pagar os bônus.

Existem empresas sérias de serviço e tecnologia, mas infelizmente são setores amplamente utilizados pelos criminosos das pirâmides, que se dizem empresas de multinível. A complexidade e novidade sobre estes mercados permitem a construção de um bom engodo para disfarçar os esquemas. Contudo, enfatizo que possam existir as empresas sérias do setor, que realmente queiram utilizar o canal de distribuição da Venda Direta.

Temos que observar sempre uma relação digna do consumidor com o produto e verificar se efetivamente os bônus serão pagos por uma margem deixada por essa relação.

A qualidade dos produtos é muito importante, uma vez que nosso negócio é essencialmente feito através do “boca a boca”. Por isso, só funciona calcado em produtos de qualidade, que também garantem a recompra e um mercado sólido.

Os produtos também devem ter preços competitivos. Na verdade, uma boa relação custo- benefício. Existem muitas empresas com produtos caros e que funcionam, afinal vale a pena consumir. Contudo, a pergunta não é: “O produto tem mercado?” Ex.: Uma Ferrari tem mercado. Tem até fila pra comprar. Mas a pergunta a ser feita é: “O produto tem mercado pra você”? Alguém que você conheça tem uma Ferrari? Isto é, você pode oferecer o produto que irá representar para seus parentes e amigos, ou mesmo desconhecidos?

Produto hoje em dia é medido pelo VALOR = Qualidade + Variedade + Preço + Promoções + Marca + Atendimento + Serviço.

2 – Empresa:
Verifique que seja uma empresa totalmente legalizada, com seus produtos autorizados pelo respectivo órgão competente.

Conheça sua origem, seu histórico, o histórico dos sócios e dos fundadores. É difícil sugerir que não seja uma empresa nova no mercado, em se tratando de Brasil. Mas é fato que, quanto maior e melhor o histórico no País, é uma grande referência, assim como quanto maior e melhor o histórico de vida da empresa também.

Qual sua saúde e capacidade financeira? É capaz de investir quando preciso e suportar um eventual “boom” de crescimento?

Deve possuir gestão competente, com filosofia voltada para o distribuidor, flexibilidade e um controle sobre a ética profissional. Além de transparência na relação com os líderes.

No caso de uma empresa estrangeira, qual é seu real interesse no mercado brasileiro? Quanto está disposta a investir? Procure saber do corporativo, quais as metas esperadas para o País.

3 – Liderança:
Uma liderança experiente, competente, ética e, sobretudo, comprometida com o crescimento global da Empresa, através do desenvolvimento pessoal e profissional de todos os distribuidores.

Uma Liderança realmente comprometida com a verdadeira filosofia da Venda Direta: Ajudar o maior número de pessoas a construir a sua própria liderança e consequente liberdade financeira deixando, dessa forma, um legado.

4 – Sistema:
Engloba a margem de lucro sobre o preço sugerido, um sistema de pagamento de bônus justo e atrativo, o suporte ao distribuidor com clareza de informações, facilidade de acesso à empresa, tecnologia e processos.

Mas o fundamental para a massa de consultores é ter um Sistema de Treinamento simples e eficaz, alinhado com a liderança, duplicando os padrões de êxito de trabalho para todos que ingressarem no negócio.

Não existem garantias. Existem indicadores que lhe dão mais perspectiva ou menos perspectiva, mais segurança ou menos segurança. Quanto mais forte o conjunto da obra desses quatro pilares, mais perspectiva e segurança você terá em seu negócio de Venda Direta.